Curvas, descidas e subidas -
Nas curvas, a tendência do piloto, por influência do asfalto, é sempre
inclinar o corpo junto com a moto para o lado da curva, porém na terra a
aderência é completamente diferente.
* Deve-se evitar freadas bruscas com o freio dianteiro. Numa curva, o bom é usar o traseiro.
*
O piloto deve deslocar seu corpo para a frente da moto, o mais
encostado ao tanque possível, para transferir seu peso dando mais
aderência à roda dianteira.
* Para o lado da curva, o piloto deve inclinar a moto, mantendo o seu corpo na vertical.
* Na saída da curva, já pode acelerar, dando até aquela “escapadinha”, que é boa para pegar o jeito da moto.
Descidas
Descidas
* Fique de pé nos pedais, isso lhe dará mais segurança.
*
Na descida, o peso da moto estará concentrado na frente, por isso o
piloto deve se deslocar para a traseira da moto, afim de equilibrar essa
situação.
*
Quando a descida está no meio da trilha e não dá para ficar em pé,
jogue a bunda para trás e o corpo para frente, quase deitando no tanque e
acione os freios de forma que o da frente, sem travar, seja o mais
exigido.
*
Agora, se a decida é daquelas onde o ideal é o rapel, o piloto deve
optar pelo “passeio a pé”, descendo da moto, segurando-a como puder,
até chegar lá em baixo com segurança.
* Cuidado para não descer para locais que não permitam subir na volta.
Subidas
Nas subidas, ao contrário das descidas, o piloto deve concentrar seu peso na parte dianteira, pois a tendência da moto é vir para trás.
* Quando a subida for muito longa, porém, com inclinação não tão forte, o legal é imprimir uma velocidade maior para subir no embalo. Em pé nos pedais o piloto vai encontrar mais segurança e dirigibilidade.
Subidas
Nas subidas, ao contrário das descidas, o piloto deve concentrar seu peso na parte dianteira, pois a tendência da moto é vir para trás.
* Quando a subida for muito longa, porém, com inclinação não tão forte, o legal é imprimir uma velocidade maior para subir no embalo. Em pé nos pedais o piloto vai encontrar mais segurança e dirigibilidade.
*
Se a moto vai perdendo a força durante a subida, o piloto deve ficar
atento e fazer as reduções de marcha bem precisas, para não perder o
embalo.
*
No caso de subidas onde é necessário maior tração, por exemplo pequenas
subidas no meio da trilha com piso escorregadio, o bom é posicionar o
corpo mais para trás, para aumentar a aderência na roda traseira.
*
Quando a subida for daquelas tipo “parede”, deve-se colocar uma marcha
bem reduzida para iniciar o serviço, se necessário, coloque os pés no
chão para ajudar a moto, aliviando o peso. Durante esse tipo de subida
recomenda-se não usar a embreagem, para que a tração na roda traseira
seja contínua.
*
Se não houver forma ou força para subir, o bom mesmo é o velho
“passeio a pé”, desça e empurre a moto, ajudando na tração. Não tenha
vergonha de descer da moto, os machos de verdade não tem medo da lama.
*
Se a moto perder a força no meio da subida, ou por algum outro motivo
for se descontrolar e sair da trajetória, acione o freio e a deite, a
fim de evitar que ela despenque morro abaixo. O melhor neste caso é
voltar lá para baixo e começar a subida novamente.
*
A falta de confiança do piloto em suas habilidades é um dos motivos que
atrapalham a subida de uma moto, aliás que atrapalham todas as
técnicas.
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