Sobre Trilhas

Abaixo estão as situações das trilhas (atualizadas em 02 maio 12), algumas proíbidas, outras fechadas temporariamente ou definitivamente, outras apenas deslocamento em um sentido. Se informe e repasse a outros trilheiros da região. OBRIGADO A TODOS PELA LEITURA E COMPREENSÃO:

- Trilha da Escolinha: No final desta trilha, onde se tem acesso a penúltima porteira (perto do galpão), alguns trilheiros desinformados estão subindo a parte onde há o gramado e que é usado para o trânsito dos animais. O ÚNICO LUGAR para ANDAR é DENTRO DA TRILHA já existente, por onde sempre passam as nossas motos. Está proibido qualquer outro tipo de passagem, foi um aviso do proprietário que já está ficando aborrecido com os ocorridos, se continuar a se repetir o descaso, a ESCOLINHA PODERÁ SER FECHADA. Vamos cooperar para não perdermos um dos principais acessos as outras trilhas.

- Trilha da Saurinlândia: Esta fechada com cadeados e proíbido o trânsito de trilheiros (até se esclarecer o ato de vandalismo que sofreu). Esta trilha também faz parte do Circuito de Enduro Gaúcho, estava fechada temporariamente para um descanso e melhorias. PORÉM, alguns vândalos e sem noção (desculpem o desabafo) entraram na mesma e destruíram suas porteiras e cadeados. Isso sem falar na imagem do trilheiro que anda de forma educada e consciente. O proprietário deu parte na Polícia do ocorrido e em consequência perdemos mais "algumas trilhas" que existiam dentro da mesma. Talvez se contorne a situação mais acho pouco provável. 

- Trilha do Penico (ou Raízes): Foi solicitada a ajuda e compreensão de todos os trilheiros que por ali passam, para evitar subir a mesma (temporariamente), esta trilha fará parte do Circuito de Enduro Gaúcho que irá se realizar em 17 Jun 12, serão feitas algumas melhorias com a permissão do proprietário, para deixá-la mais "em condições".

- Trilha do Braida: Está fechada temporariamente para melhorias, quando reabrir será proibido o acesso por outro local a não ser o "trilho" feito pelas  motos. Andar no campo e nas gramas nem pensar. Também é proibido subir em dia de chuva ou 48 horas depois de mesma. Determinação e condições feitas pelo proprietário Sr Domingos Braida.

- Trilha do Verdureiro e do Açougueiro: Estão fechadas, a trilha do verdureiro foi comprada e o novo proprietário a fechou (vamos juntamente com o TCCR conversar com o proprietário e tentar reabrir). Na trilha do açougueiro as coisas se complicam, alguns fulanos correram as ovelhas com as motos, assustando os animais e causando um alvoroço, o dono presenciou o fato e proibiu o acesso dos trilheiros em suas terras (dificilmente será aberta). Mas uma vez pedimos, se é para fazer m... porque não ficam em casa.

- Trilha do Filtro (Corsan): Foi fechada com cadeados e correntes, ainda não se sabe por quem e nem mesmos os moradores que usam aquela passagem sabem. Vamos averiguar para saber o que aconteceu e se podemos abrir novamente.

- Trilha da Bobina ou Subida da Bobina: Região entre Santa Maria e Itaara, foi fechada devido as correrias para chegar ao seu acesso, local cheio de curvas e propício a acidentes se não for tomada uma atenção especial do piloto. Abertura: Sem previsão. EM TEMPO: A bobina esta sendo fechada e aberta aleatoriamente, vamos buscar um entendimentos com os moradores locais e contornar a situação.

- Trilha Mãe do Véio: Região de Silveira Martins, está interditada pois foi fechada com cercas no sentido Silveira Martins-Mezzomo, a mesma será reaberta tão logo seja terminado um novo acesso com a autorização da prefeitura e proprietário do local. Também não será permitida a sua subida (sentido Mezzomo-Silveira) em quaisquer tipo de tempo/clima, ou seja, apenas descer será autorizado (até segunda ordem).

- Trilha do Savegnago (Sevenhago): fica na região de Arroio Grande, esta terminantemente proibido o trânsito de motos e quadriciclos por ordem expressa do proprietário, foram colocadas placas de aviso no local.
MOTIVO: foi deixada a porteria aberta e dois bovinos foram furtados.

- Trilha do Tapetinho: Região de Santa Maria, esta proibido o trânsito de motos e quadriciclos a pedido do proprietário, foram marcados e fechados os acessos para subir e descer, serão colocadas placas de aviso para reforçar a sinalização. MOTIVO: O local esta ficando muito acidentado por causa da erosão, e tem havido alguns vandalismos, por isso o fechamento da trilha e da porteira.
OBS: Se houver cooperação, a porteira será aberta e o corredor liberado, PORÉM o Tapetinho permanecerá trancado, se todos cooperarem talvez uma nova trilha seja aberta futuramente.

- Subida do Tapetão: Região de São Martinho, foi pedido aos trilheiros para dar uma folga no mesmo, evitar subir em dias chuvosos, também há possibilidade de se abrir uma nova subida e restaurar a antiga plantando mudas de árvores.