O que era esporte e aventura, agora é missão para salvar vidas”. A frase do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, resume a ação dos pilotos de trilha e enduro para ajudar as vítimas da chuva no Espírito Santo. Eles percorrem de moto os pontos mais isolados do Estado.
As más condições do tempo registradas nos últimos dias atrapalhou o voo de aeronaves. Os incontáveis problemas nas estradas, como interdição de pistas por deslizamento de terra, que cortam o Estado impedem a passagem de veículos.
“Estes pilotos têm expertise, andam de 400 a 500 quilômetros em competições. Têm preparo físico e condição de enfrentar qualquer terreno, com os equipamentos adequados”, disse Marco Grillo, membro do Trail Clube Mata Atlântica, de Venda Nova do Imigrante.
Ao todo, 14 pilotos de diversos municípios capixabas colaboram com este trabalho. Eles se apresentaram voluntariamente ao Corpo de Bombeiros, e receberam as orientações. O trabalho das quatro equipes é percorrer as regiões afetadas, e mapear as necessidades.
“Alguns pilotos se emocionaram. Encontraram famílias isoladas, que não viam ninguém há 4, 5 dias”, disse Grillo. Campeões de renome nacional e internacional, como Sandro Hoffmann e Jomar Grecco, também participam voluntariamente, e motivam outras pessoas a colaborar com a ação.